top of page

La Serena, cidade de veraneio dos chilenos

La Serena é uma comuna da província de Elqui, localizado na região de Coquimbo, a cidade é distante da capital Santiago (472 km), entretanto, uma visita na província vale a pena. A cidade é o dormitório preferido para os aventureiros que desejam apreciar os saltos das baleias em Punta Choros. No verão, La Serena é o destino principal de verão dos chilenos que desejam ficar distantes de Viña del Mar e Algaborro.

Deserto do Chile

O que fazer na cidade


  • Um entardecer na Praia El Faro Cartão postal de La Serena, o local ganha um charme quando o sol se encontra com o horizonte do Oceano Pacífico.


  • Aulas de Surf na Praia Totoralillo Um pouco distante de La Serena, é de longe a praia mais bonita da região, poucas praias no Chile possuem uma areia fina e clara, o local é bem frequentado e possui uma escola de surf com um belo deck na praia. As ondas em sua maioria quebram para esquerda o que facilita para quem é regular (pé esquerdo na frente da prancha), dependendo das condições, o surfe não é praticável. Outro detalhe é que a água não costuma ser morna, então traga seu wetsuit!!!


  • Passeio na Avenida Del Mar Conhecer esta avenida é obrigatório e natural pois as ruas da cidade parecem que conduzem para esta avenida, nela a cultura local se destaca.


  • Passeio de Barco em Punta Choros / Isla Damas Punta Choros é um vilarejo perto das Isla Damas, Isla Gaivota e Isla Choros, o local é ideal para observar os saltos das baleias, ver os leões marinhos e os tímidos pinguins no alto da Isla Choros. No final do passeio é possível desembarcar na Isla Damas para fazer uma caminhada.



  • Olivas De Olivarez Se for para Punta Choros de carro vale a pena comprar um espetacular azeite produzido no deserto do Atacama, o simpático senhor proprietário oferece amigavelmente degustações grátis de seus produtos (azeite, cosméticos) produzidos artesanalmente, o qual se orgulha muito. Compre pelo menos dois frascos de azeite! Não irá se arrepender! Não posso deixar de mencionar a sua aliciante labradora que nos recebeu na porta da propriedade e nos acompanhou até a saída.


  • Playa Carrizalillo Se estiver de carro em Punta Choros vale a pena esticar até esta praia que dista 23,4 km de Punta Choros. Ela possui depressões inusitadas produzidas na costa do mar e fica na província de Atacama.


  • Mesquita de Coquimbo Réplica da Mesquita de Kutubia de Marrocos, esta mesquita fica situado na cidade vizinha de La Serena.


  • Forte Lambert Construído em 1865 na comuna de Coquimbo, o passeio é grátis e o local é parada obrigatória para umas boas fotos.

Curiosidades:

  • La Serena é a segunda cidade mais antiga do Chile, a arquitetura do centro da cidade testemunha esse título; e

  • No decorrer da história a cidade sofreu vários ataques de piratas (1579 e 1680), fato explorado para turismo, contudo o forte mais famoso da região, El Faro, foi construído em 1950, já o Fuerte Lambert, este mais antigo, foi construído em 1865.

Pontos Contra:

   A cidade não possui metrô e não possui um sistema de ônibus eficiente, então a melhor opção é alugar um carro ou táxi. Por se localizar entre mar e montanhas, frequentemente o tempo fecha e começa a chover, a temperatura cai, mas pode ser que horas depois o tempo venha abrir e a temperatura se elevar, então esteja com todos os seus trajes em La Serena. Se precisar ir ao mercado não deixe para última hora pois minutos antes do fechamento os funcionários desligam toda iluminação mesmo você ainda comprando.

Custo: $$$ (moeda - peso chileno)

Idioma: espanhol. Fuso horário: + 1 (A diferença entre Brasília e La Serena é de -1:00 hora).

População: Cidade - 211 mil habitantes | Região metropolitana – 412 mil habitantes.

Aeroporto:

A cidade possui um pequeno aeroporto, a maioria dos voos provém da capital Santiago, a melhor opção para se locomover é usando táxi ou alugando um carro.

Aeroporto La Florida – LSC.

Distância para o centro: 5 km (18m de carro de 1h de ônibus)

Transporte Público: Linhas de ônibus (4 - Aeropuerto, 2 - La Antena e 883 - Antena); verificar os horários e opções noturnas.

Preço Transporte do Aeroporto:

$$ - R$ 25,00 – Taxi Transfer

$$$ - R$ 84,00 – Taxis Sol Dell Valle

Para Finalizar a Viagem:

La Serena é a cidade em que os chilenos ficam surpresos em ver brasileiros, creio que seja devido as opções de praias brasileiras serem mais variadas e mornas, no entanto, um passeio de barco nas preservadas Isla Damas e um mergulho na praia Totoralillo com montanhas desérticas logo atrás é sensacional, além do mais, é a principal cidade próxima do estrelado Valle Del Elqui (64,2 km) e da província do Atacama (96,7 km). Se for para La Serena de carro não deixe de fazer uma parada na Huentelauquen – Empanadas y Quesos, uma pastelaria que possui o melhor pastel de queijo que já comemos.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page