top of page
Foto do escritorRenan Verli

Ilha de Algodoal, uma ilha rústica!

Com a implantação de energia elétrica em 2005, a Ilha de Algodoal preserva a sua personalidade rústica e beleza litoral amazônica.


Ilha de Algodoal

A viagem começou no Terminal Rodoviário de Belém. Para a infelicidade, a escolha foi o ônibus ao invés de van, a viagem durou quase 6h de ônibus (devido as inúmeras paradas), sendo que a viagem de retorno de van demorou um pouco mais de 3h.


De Belém o destino é a comunidade Marudá (existem estacionamentos para carros), chegando na cidade pergunte aonde está o barco para a Ilha do Algodoal (o barco é mais conhecido como popopô, quando começa a viagem dá pra entender o apelido do barco), o horário varia com as condições da maré. A travessia dura menos de uma hora. Como a chegada foi a noite não dava pra ver muita coisa, mas no porto da ilha imediatamente se ouve: táxi, táxi! Não se tratava de carros (carros são proibidos na ilha), mas charretes. Seguindo a pé o destino era o hotel, não foi difícil encontrar um luau na praia. O luau foi com som de reggae e carimbó, debaixo de um céu completamente estrelado.


O pássaros de manhã cedo acordam para reverenciar a ilha. As praias possuem uma paisagem única, não possui uma paisagem amazônica, entretanto parece uma paisagem litorânea não urbanizada.


A praia mais famosa da ilha é a Praia da Princesa, nem parece uma praia da região amazônica pois a sensação é de estar no litoral nordestino. Os quiosques de palafitas corroboram com o apelido rústico da ilha. Para ir para a Praia da Princesa é necessário atravessar um canal (existem barcos disponíveis para realizar a travessia). A Praia da Princesa possui uma água meio salobra, embora os paraenses a chamam de completamente salgada. Logo a frente encontramos a Lagoa da Princesa, uma lagoa anômala com uma coloração avermelhada e airosa. Todo percurso pode ser realizado por táxi (charrete), exceto o canal.


Os peixes-fritos frescos fazem parte da gastronomia obrigatória de todo o turista. Não pode esquecer nesta viagem o protetor solar e o repelente (haja mosquitos!).


Os dias de viagem para a Ilha de Algodoal são memoráveis para todo turistas. Com uma simplicidade e uma beleza costeira amazônica, a ilha deixa uma saudade perpétua!


Ilha de Algodoal

Portorizenho: Renan Verli

Viagem realizada em FEV2012


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page